Челябинск, Россия - Chelyabinsk, Rússia.
Лукас Родригес – Lucas Rodrigues. JAN14
Fui selecionado pela CLEV-FASEH para ir para a Rússia em Janeiro de 2014. A cidade para qual fui escolhido se chama Chelyabinsk(Челябинск) e marca o início da Sibéria. Antes do susto: a maior parte da Rússia fica na Sibéria, a única que se exclui é a região europeia da mesma. Era para eu ter participado da modalidade de SCORE (Pesquisa), porém, o investimento governamental da pesquisa foi cortado, então acabei participando do SCOPE (Prática). O que foi muito melhor: tive uma experiência clinica e cirúrgica nas áreas de oftalmologia, oncologia e cardiologia. Ainda pude “brincar” em um simulador de cirurgia laparoscópica de última geração, além de um simulador de diversas alterações cardiorrespiratórias de um neonato. Em termos de experiência acadêmica foi sensacional e indescritível.
Seguem mitos, verdades e curiosidades sobre a Rússia:
1) Russos da nossa geração não gostam de vodka – A expectativa de vida dos homens na Rússia é de apenas 48 anos, talvez devido ao antigo costume da vodka, com isso os costumes estão mudando.
2) A respeito da vodka, hoje eles tomam em eventos tradicionais. Prepare-se: quando eu participei, foram oito shots de vodka, cada um com um significado.
3) Os russos na rua dificilmente falarão inglês. Mas isso não impede nada: com gestos e google translator na mão, você chega em qualquer lugar.
4) Os russos são muito receptivos com os brasileiros. Na verdade, eles chegam a ser fãs, pois as novelas da Globo são famosas lá e não é comum um brasileiro ir para lá – principalmente para a Sibéria, como eu fui. Cheguei a aparecer em dois canais da TV por isso.
5) Está mentindo quem diz que temperaturas abaixo de -15ºC são todas iguais: chegamos a pegar -38ºC com sensação térmica de -52ºC. Quando voltou para -25ºC, era praticamente verão. Quando fica tão frio assim, as pessoas não trabalham.
6) O alfabeto cirílico assusta um pouco inicialmente, mas com menos de uma semana você já está lendo quase tudo – igual criança, mas tudo bem! Toalete, por exemplo, é туалет. Pois у=u e л=L
7) Nas boates eles tem o chamado “Facecontrol”, em que na teoria era: se o segurança não gostar de você, você não entra. Na prática, é apenas para barrar aqueles muito mal vestidos. A pessoa, por exemplo, não pode entrar com tênis de corrida, regata ou moletom. Na dúvida, vá de camisa social que você entra em qualquer lugar.
8) Os russos gostam de velocidade nos carros: se você gosta, tenho certeza que você presenciará algum russo fazendo drift em um lugar isolado.
9) Os russos quase não usam o Facebook, eles possuem um sistema próprio: o VK(vk.com)
10) Os russos fumam muito! Seja cigarro, seja o narguilé – chamado de “caliã” ou “xixa” -, que está presente em toda mesa de bar ou boate
11) É muito comum o pole dance nos bares russos, o que é bastante interessante!

